Sinais de má alimentação.

Acredite, a má alimentação é, atualmente, uma das principais causas de morte em todo o mundo, passando na frente, inclusive, de hábitos como o tabagismo e a presença de pressão alta.

Além disso, uma alimentação inadequada também está relacionada ao desenvolvimento de doenças e diversos problemas de saúde, como sobrepeso e obesidade, doenças do coração, diabetes tipo 2 e até mesmo alguns tipos de câncer.

No entanto, antes disso, nós recebemos alguns alertas, alguns sinais que o corpo nos envia na tentativa de indicar que algo não está legal, seja pelo consumo excessivo de alimentos não tão saudáveis ou pela carência de alguns nutrientes essenciais. Comer de forma não saudável ao longo do tempo pode se tornar aparente por meio dos sinais e sintomas abaixo:

• queda excessiva de cabelos;

• cabelos e unhas fracas e/ou quebradiças;

• pele ressecada, sem brilho, manchada ou acnéica;

• “barriga inchada” ou dores no estômago;

• prisão de ventre ou crises de diarreia recorrentes;

• cansaço, indisposição e pouca energia;

• apatia, irritabilidade e mau humor;

• falta de apetite;

• gripes, resfriados e infecções frequentes;

• frieiras e herpes;

• mau hálito;

• zumbidos constantes no ouvido.

Por isso, esteja sempre atento e escute o seu corpo, ok?

COMO SE ALIMENTAR DE FORMA SAUDÁVEL COMENDO O QUE GOSTA

Tudo é uma questão de equilíbrio. Como falamos anteriormente, é possível manter uma alimentação saudável sem abrir mão do que te faz feliz. Basta fazer escolhas alimentares inteligentes e manter um padrão alimentar saudável no fim do dia.

E o que te dá prazer na alimentação também pode se alterar ao longo da reeducação nutricional, sabia? Quando você abre a cabeça para o novo e experimenta diferentes alimentos, modos de preparo e temperos, você dá a oportunidade do seu corpo ter prazer com hábitos saudáveis.

COMO COMER BEM MORANDO SOZINHO

Sem dúvidas, uma das grandes problemáticas da alimentação de quem mora sozinho é a seguinte: “Eu não quero cozinhar apenas para uma pessoa”. Acertei? E faz sentido mesmo… todo o trabalho que envolve o pré e o pós-preparo de uma refeição, acaba deixando a alimentação caseira cada vez mais distante.

E essa questão pode causar um grande prejuízo na saúde dessas pessoas, afinal, “comer fora” é a solução imediata para esse conflito. Segundo o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (NUPENS), no Brasil, é possível observar uma maior contribuição dos alimentos ultraprocessados, principalmente bebidas açucaradas e refeições prontas, com a alimentação realizada fora do lar.

Sabendo da grande concorrência dos alimentos pouco saudáveis e, muitas vezes, da oferta reduzida de alimentos nutritivos fora de casa, é importante mudar o foco. Que tal pensar em refeições práticas e simples – mas ainda assim saudáveis – para consumir em casa?

Uma das opções mais certeiras e recomendadas são as refeições congeladas saudáveis. Feitas com ingredientes saudáveis e selecionados, e com receitas realmente saborosas, esse tipo de refeição chega em sua casa na medida certa da sua fome. Assim, você garante os nutrientes que necessita, evita o desperdício de alimentos e ainda ganha tempo para cuidar de você.

COMO COMER BEM GASTANDO POUCO

É possível ter uma alimentação saudável e gostosa e ainda fechar o mês sem sufoco. Para isso, é preciso pesquisar. É muito comum encontrar alimentos com preços bastante diversos, principalmente em grandes supermercados. Sendo assim, a primeira dica é vasculhar o seu bairro e definir as principais opções para as suas compras.

Além disso, quando pensamos em alimentos vegetais, a grande dica é frequentar assiduamente feiras e hortifrutis. Normalmente, esses locais apresentam preços mais acessíveis, além de produtos mais frescos e nutritivos.

Quer economizar e também contar com a praticidade? Pois bem, opções como o mercado online da Liv Up, por exemplo, te oferecem um supermercado sem sair de casa, com diversos alimentos orgânicos a preços melhores que no supermercado físico. Tem coisa melhor?

E anote aí: para economizar o dindin também é importante planejar sua alimentação semanal e adquirir os alimentos que realmente vai consumir, evitando o desperdício. Utilizar os mesmos alimentos em diferentes preparações também é importante para otimizar as compras. Por fim, dê preferência para os alimentos de cada estação.

HÁBITOS QUE PREJUDICAM A DIGESTÃO

Você sabia que alguns hábitos corriqueiros podem prejudicar (e muito!) o seu processo de digestão dos alimentos?

Pois é, o consumo exagerado de líquidos, como sucos de frutas, água com gás, chás gelados e refrigerantes durante as refeições é um deles. Por outro lado, uma hidratação inadequada ao longo do dia, o baixo consumo de fibras alimentarescomer rapidamente e não respeitar possíveis intolerâncias alimentares, como a intolerância a lactose ou ao glúten, também prejudicam de forma significativa o correto funcionamento do intestino. Esses hábitos podem gerar constipação intestinal, quadros de diarreia, dores e inchaço na barriga, entre outras situações desagradáveis.

Mantenha sempre uma alimentação saudável e equilibrada para evitar esses desconfortos, combinado?

Chegamos ao final do nosso “manual da alimentação saudável”, no entanto, esse pode ser um grande começo para você. Cuidar de sua alimentação é também cuidar do seu bem-estar físico e emocional e, claro, do seu futuro.

Invista em alimentos de verdade, aproveite a sua relação com a comida de forma harmoniosa e não deixe o prazer de lado. Uma alimentação saudável deve ser saborosa, fazer parte dos seus hábitos culturais e ser a favor do meio ambiente.

Home
Quem Somos
Cardápio
Faça o Pedido
Contato